Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

gil

Ibope aponta Dilma com 39% e Serra com 34%



REUTERS
SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PT, Dilma Rousseff, manteve a vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e está 5 pontos à frente na corrida presidencial, aponta nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira pela Rede Globo.

De acordo com o levantamento, Dilma permaneceu com 39 por cento das intenções de voto e Serra seguiu com 34 por cento. Marina Silva (PV) subiu 1 ponto, de 7 para 8 por cento.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Foram feitas 2.506 entrevistas entre 2 e 5 de agosto em 173 municípios.

Em um eventual segundo turno, Dilma teria 44 por cento de intenção de voto, abaixo dos 46 por cento alcançados na pesquisa divulgada em 30 de julho. Serra chegaria a 39 por cento, um ponto a menos que na sondagem anterior.

O resultado de primeiro turno desta sexta-feira contrasta com a pesquisa Sensus da véspera, que deu vantagem de dez pontos para a petista. O Vox Populi também já tinha apontado a tendência de crescimento de Dilma.

A pesquisa Ibope também mostrou a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o resultado, 75 por cento dos entrevistados avaliam o governo Lula como ótimo ou bom. Para 19 por cento, é regular e 4 por cento consideram a administração do presidente ruim ou péssima.

gil

Lei do Gás, acertos e desafios extras
"Foi sancionada pelo presidente em 4 de março de 2009 a lei n 11.909, conhecida como Lei do Gás, que dispõe principalmente sobre o transporte e a comercialização de gás natural no país, e ainda se encontra em fase de regulamentação. A lei é bastante rígida e detalhada em termos de obrigações, deveres e responsabilidades do transportador com previsão de punições pelo descumprimento das regras contratuais. No entanto, não se observa o mesmo rigor com relação aos seus direitos e necessidades, e alguns aspectos fundamentais ainda precisam ser bem trabalhados. Torçamos para que tudo dê certo porque, com a quantidade de gás que será produzida no Brasil, qualquer problema regulatório para o desenvolvimento do mercado será uma dor de cabeça a mais. Que venha a regulamentação...", artigo de Rodolfo Landim

gil

Nem onça sabe o seu lugar
"No mapa está gravado o diário de Pança, o filhote de onça-pintada que virou o assunto do ano no Parque Nacional do Iguaçu. Ele veio ao mundo com um irmão. São dois machos. Não poderia haver melhor cacife que uma dupla como essa para apostar na perpetuação da espécie, numa região onde talvez não sobrem 25 onças-pintadas, em 10 mil quilômetros quadrados de retalhos florestais. Pança foi seguido durante dois meses, por satélite. Deve o apelido à barriga estufada de carne fresca e fácil, caçada nos rebanhos que indevidamente confinam com o parque. O projeto Carnívoros do Iguaçu tem duas onças para devolver ao que restou de vida selvagem no oeste do Paraná. Talvez, cercando o parque. Porque não dá para educar ao mesmo tempo duas onças e tanta gente mal acostumada a conviver com unidades de conservação", artigo de Marcos Sá Corrêa -

gil

Plantas transgênicas encontradas na natureza
Cientistas que trabalham em campo no estado americano de Dakota do Norte encontraram fortes evidências de que plantas transgênicas - no caso, a canola - escaparam das plantações e já se encontram fora dos campos cultivados, se estabelecendo na natureza, o que representa um risco para as espécies nativas, as culturas de plantas não alteradas e o ecossistema em geral. Espécies invasoras, tanto de plantas como de animais, podem levar ao desaparecimento de outras, seja por ocuparem os mesmos nichos ecológicos, numa concorrência direta, ou por predação, entre outros fatores -