Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Petróleo atinge áreas a mais de 90 km de vazamento nos EUA


Vazamento no Golfo do México atinge a costa de Louisiana e já pode ser visto em praias.

gil
Saber mentir é sinal de inteligência em crianças, sugere estudo




Mentira indica capacidade de processos mentais complexos

A capacidade de uma criança pequena de contar mentiras é um sinal de inteligência, sugere um estudo feito no Canadá e divulgado pelos jornais britânicos The Times e Daily Mail nesta segunda-feira.



Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, os complexos processos mentais envolvidos na formulação de uma mentira são um indicador de que a criança atingiu um importante estágio no seu desenvolvimento, e algumas passam por essa mudança antes que outras.



O estudo, realizado pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Toronto, no Canadá, envolveu 1,2 mil crianças e jovens com idades entre dois e 17 anos.



Apenas um quinto (20%) das crianças de dois anos avaliadas no estudo mostraram ser capazes de não falar a verdade. Já aos quatro anos, 90% das testadas mentiram.



Brinquedo



O diretor do instituto, Kang Lee, testou a honestidade das crianças dizendo a elas que não olhassem para um brinquedo colocado atrás delas.



Depois, disse que tinha de sair da sala para atender a um telefonema. Uma câmera escondida monitorou as reações das crianças.



Ao retornar, ele perguntou se a criança havia virado para olhar o brinquedo, e depois o pesquisador comparou as respostas com o material gravado.



Kang Lee afirmou que os pais não devem ficar preocupados se seus filhos contarem mentiras.



"É um sinal de que alcançaram um novo marco no seu desenvolvimento", disse ele ao Times. "Os que têm melhor desenvolvimento cognitivo mentem porque são capazes de esconder as pistas."



Kang disse que a mentira só é possível porque as crianças adquiriram a habilidade de realizar um complexo malabarismo mental que envolve guardar a verdade em algum compartimento no cérebro.



Segundo os pesquisadores, pais mais severos ou uma educação religiosa não interferem na habilidade ou frequência de mentiras.



Os cientistas também disseram que aparentemente não há relação entre saber contar mentiras logo cedo e desonestidade na vida adulta.        gilmar

nao sei porque ,premiar um analfabeto e burro. gil

18 de maio, 2010 - 19:39 (Brasília) 22:39 GMT


Envie por e-mail Versão para impressão Brasil

Premiado em Madri, Lula diz que se preocupa com ego diante de elogios

Anelise Infante



De Madri para a BBC Brasil







Lula recebeu o prêmio em um evento na capital espanhola

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, durante evento em que recebeu um prêmio em Madri, que se sentia orgulhoso e que precisaria, portanto, controlar o ego.



Lula encerrou sua participação na 6ª Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe em Madri recebendo o prêmio Nova Economia Fórum, entregue pela ONG espanhola que tem o mesmo nome e que reúne representantes independentes de política, economia, comunicação e sociedade civil.



Brincando com a plateia, Lula disse estar "muito comovido com o prêmio. Muitas vezes eu escuto discursos das pessoas me elogiando e fico preocupado. O ego vai crescendo".



Olhando para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, Lula disse sorrindo que pediu a governante que usasse "um alfinete na cadeira para que o ego não tome conta” dele.



Lula se referiu às últimas pesquisas de opinião pública e afirmou que "não é fácil para um presidente, nem do Brasil, nem de nenhum lugar do mundo, sair do governo com 88% de aprovação".



Elites



Sem citar nomes, o presidente citou a elite brasileira, reivindicou o passado de metalúrgico e criticou os que não acreditavam que ele chegaria ao cargo de governante do país sem títulos acadêmicos.



"Muito mais do que um curso de doutor, as pessoas precisam ter cursos de inteligência e sensibilidade para dirigir um país."



Ainda na parte improvisada do discurso, Lula fez também uma despedida de mandato, declarando que deixa o governo "com a consciência tranquila" pelos resultados políticos, econômicos e sociais.



"O legado que estou deixando é que eu despertei no mais humilde dos brasileiros, despertei na consciência dele, que ele pode chegar à Presidência da República. É só ele querer e se preparar", acrescentou.



Conclusões da Cúpula



A Cúpula da União Europeia, América Latina e Caribe terminou com uma declaração conjunta dos governantes com 43 itens.



Os representantes dos 60 países participantes se comprometeram em trabalhar de maneira conjunta em temas como desarmamento nuclear, energias renováveis, objetivos do milênio, ajuda aos países mais pobres, combate à corrupção e ao tráfico de drogas, armas e seres humanos.



Quanto aos acordos, foram fechados pactos entre a UE e o Caricom (grupo de nações do Caribe), UE e América Central e estabelecida a promessa da retomada de negociações entre a UE e o Mercosul até o fim de julho de 2010.



Nesta quarta-feira o presidente Lula participa de um seminário sobre economia promovido pelo jornal espanhol El País com outros ministros brasileiros.