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quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quarta-feira, 7 de abril de 2010 - 08h48
Assinante de TV a cabo paga para ver anúncioFoto: Lúcio Costa/Futura Press Quantidade de anúncios em canais pagos chega a 23%

Do Metro
economia@eband.com.br
Ao contratar uma operadora de TV a cabo, muitos consumidores acreditam que vão assistir a uma programação menos interrompida por intervalos comerciais. No entanto, não é isso que ocorre. Um estudo da Pro Teste Associação de Consumidores mostra que a quantidade de anúncios nos canais pagos é quase igual à dos abertos.

Segundo o levantamento, que envolveu cinco canais temáticos (Globo- News, Sportv, MTV, Nickelodeon e Fox), 15% da programação na TV a cabo é ocupada pela publicidade. Em algumas redes, como a Fox, o índice chega a 23%. Para a TV aberta, o Código Brasileiro de Telecomunicações limita o espaço dedicado
aos anúncios a 25% da programação.

No caso dos canais fechados, a legislação brasileira não preve limitação do espaço vendido a anunciantes. Uma proposta de fixação de 12,5% do total diário
como teto chegou a tramitar na Câmara, mas foi derrubada pela comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática.

Outra conclusão do estudo é que o público infantil é um dos mais bombardeados por anúncios. Segundo os pesquisadores, a criança está exposta a uma carga maior de publicidade justamente nos horários em que os pais geralmente estão fora de casa.
que absurdo gil.