Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ibope: Dilma lidera com 39% contra 34% de Serra

1 hora, 14 minutos atrás

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo com 39% das intenções de voto. José Serra (PSDB) aparece com 34%, e Marina Silva (PV) mantém 7%. José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos são 7%, e indecisos somam 12%.
PUBLICIDADE

Em um eventual segundo turno, Dilma teria 46% dos votos, e Serra, 40%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 6% e indecisos, 8%. Serra tem a maior rejeição entre os presidenciáveis, com 24%. 19% dizem que não votariam na candidata Dilma e 13% dizem que não votariam em Marina.

Na pesquisa Ibope anterior, contratada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre os dias 27 e 30 de junho, Dilma e Serra apareciam empatados, ambos com 36% no cenário que incluía todos os candidatos. Marina havia registrado 8% na ocasião. Na simulação do segundo turno, Serra e Dilma também estavam empatados, com 43%. de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope realizou 2.506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 26 e 29 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010.

gi

Bem cuidados, calçados podem ter a vida útil estendida

Qui, 29 Jul, 02h04

Por Caline Migliato
PUBLICIDADE

São Paulo, 29 (AE) - Eles são levados de um lugar para o outro, usados à exaustão e, na maioria das vezes, pouca atenção recebem dos seus donos. Os calçados são, geralmente, peças caras e feitas para durar anos, mas nem sempre é isso o que acontece.

A falta de cuidado ou o uso de produtos inadequados para a limpeza podem encurtar a vida dos sapatos. "Já vi casos de pessoas que passaram álcool para amaciar o couro, colocaram no micro-ondas para secar ou deixaram os calçados espalhados e o cachorro acabou roendo", conta o sapateiro Marcos Badillo, da Sapataria Irmãos Badillo.

A gerente de operações da Sapataria do Futuro, Nadir Felício, conta que um dos principais erros que as pessoas cometem em relação a seus calçados é a limpeza inapropriada. "Na maioria das vezes, as pessoas não limpam seus calçados depois do uso. O ideal é guardá-los limpos, inclusive a sola, e deixá-los para ventilar antes de guardar. Além disso, o uso de produtos que não são específicos para esse fim danifica o material, o que pode ser irreversível."

Além da limpeza e cuidado, a organização dos pares é fundamental. "O ideal é organizar por modelo: sapatilhas, botas, chinelos, sandálias. Você pode colocá-los em saquinhos de TNT ou tela para respirarem ou deixá-los enfileirados no armário. No caso das botas, se possível, não deixe o cano dobrado. Coloque um papel dentro para que ele fique reto. Sapatos mais caros e delicados, com pedrarias, por exemplo, devem ser guardados nas suas caixas, para protegê-los melhor", ensina a estilista Paula Martins.

Vistoria periódica

A estilista recomenda que, a cada dois meses, seja feita uma vistoria nos calçados. "É bom verificar o bico, a capa do saltinho, a sola, a limpeza e não esperar o sapato danificar muito para levá-lo ao conserto. A esta altura, pode ser que não tenha mais solução", explica Paula.

A estilista ressalta que o cuidado tem de ser redobrado no caso dos sapatos com solas claras, já que o couro absorve a sujeira. "O calçado vai empretecendo e fica difícil remover o encardido. Verifique sempre se o pé está limpo antes de usá-lo."

Sapateiros dão dicas de reforma e limpeza dos calçados

Se o calçado precisa de uma reforma ou se você simplesmente enjoou do modelo, mas não quer jogá-lo fora, os sapateiros podem dar uma mãozinha e deixá-lo como novo. Marcos Badillo e Nadir Felício contam quais são as principais alterações possíveis, e também ensinam como fazer corretamente a limpeza de cada tipo de calçado.

Reforma

- Cor: Quase todos os materiais podem ter sua cor modificada ou retocada

- Salto: O tamanho dos saltos pode sofrer suaves modificações tanto para mais quanto para menos. O formato do salto também pode ser alterado para mais fino ou mais grosso

- Botas: Para aquelas pessoas que têm a panturrilha muito grossa ou muito fina, é possível acrescentar ou diminuir tecido no zíper das botas

- Bico: Dá para deixar o bico mais arredondado e colocar uma proteção para o desgaste ser menor

- Sola: É possível acrescentar um antiderrapante ou colocar uma nova sola no caso de a primeira estar danificada ou muito gasta

- Tamanho: O número do seu calçado pode ser maior ou menor. Palmilhas e suportes para o calcanhar diminuem a numeração, enquanto ferramentas específicas para alargar o sapato aumentam

Limpeza adequada

- Couro: Utilize uma flanela limpa e seca, já que o couro absorve pouca sujeira, e depois aplique a graxa

- Plástico: Use um pano umedecido com água e sabão e passe a esponja para tirar sujeiras mais difíceis, ou lave-os com água e sabão neutro. Deixe secar à sombra

- Tecido: A limpeza deve ser a seco, já que a água pode manchar as cores ou soltar a cola da sola. Faça uma espuma com água e sabão neutro e utilize uma escova de cerdas macias para limpá-lo. Retire com um pano seco. Não molhe

- Sintético: Utilize um pano seco e produtos neutros próprios para esse tipo de material

- Verniz: Nunca utilize sabão, apenas produtos específicos para verniz

- Nobuck e camurça: Nunca utilize produtos abrasivos. Limpe com espuma de água com sabão neutro ou produtos apropriados para esse tipo de material. Passe uma escova firme e um pano seco em seguida.

Deixe secar à sombra. Se possível, utilize um revivedor para retomar a cor e impermeabilizante para proteger dos líquidos.

Atenção!

O couro é como uma pele. Se tiver rachaduras, dificilmente será possível restaurá-lo. O nobuck, tipo camurça, mas sem pelo, pode ser impermeabilizado. Depois de muito surrado, pode ser pintado de uma cor mais escura e ganhar aspecto de couro liso. (C.M./AE)

gilmar

Agência Estado
Estudantes do RN pedem liberação da maconha

1 hora, 43 minutos atrás

Estudantes e professores universitários organizaram nesta sexta-feira uma marcha pela liberação da maconha no Rio Grande do Norte. Cerca de 500 pessoas participaram do evento. A manifestação ocorreu em torno do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exatamente no último dia da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No protesto, os participantes gritavam frases como: "Arroz, feijão, maconha e educação".
PUBLICIDADE

O evento foi organizado pelo Coletivo Cannabis Ativa, criado no Estado potiguar para defender a descriminalização da droga. Leilane Assunção, uma das organizadoras da Marcha da Maconha, argumentou que "a proibição fortalece o crime". "Existe muito preconceito contra quem fuma. Estudos já mostraram que não há nenhum dano ao cérebro", disse a estudante.

A Marcha da Maconha foi acompanhada de perto por policiais militares que estavam atentos a não permitir o uso, porte, venda ou apologia à droga. Policiais civis, descaracterizados, também foram identificados no movimento. Nos dias que antecederam o evento, a polícia ainda chegou a anunciar que não permitiria o movimento, mas depois foi decidido que a marcha seria realizada com os militares acompanhando de perto

gimar

Agência Estado
Liberado teste de célula-tronco embrionária em humanos

34 minutos atrás

Doze anos após o "nascimento" da primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas, na Universidade de Wisconsin, a Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou hoje, pela primeira vez, que essas células sejam injetadas experimentalmente em seres humanos. O estudo será conduzido pela empresa de biotecnologia Geron, que financiou a pesquisa pioneira de Wisconsin, em 1998, e agora, após uma década de experimentos in vitro e com animais, poderá finalmente testar o potencial terapêutico de suas células no organismo humano. Trata-se do primeiro e único ensaio clínico com células-tronco embrionárias humanas aprovado no mundo até agora.
PUBLICIDADE

A empresa, com sede na Califórnia, vai recrutar até dez pacientes com lesões medulares para receber injeções de células nervosas progenitoras, produzidas pela diferenciação de células-tronco embrionárias humanas in vitro. A intenção é que essas células progenitoras, uma vez dentro da medula, se diferenciem em um tipo específico de célula do sistema nervoso central, chamada oligodendrócito, que reveste os nervos e permite a transmissão dos sinais elétricos enviados do cérebro para o restante do organismo.

Em experimentos com ratos lesionados, a técnica se mostrou eficaz, devolvendo parte dos movimentos e do controle motor e sensorial aos animais. O início dos testes em humanos já havia sido autorizado em janeiro de 2009, mas o aparecimento de cistos na medula de alguns dos animais tratados fez com que a FDA colocasse a autorização "em espera", até que a empresa pudesse investigar a questão. A Geron anunciou hoje que aperfeiçoou os protocolos de segurança relacionados à diferenciação das células, fez novos experimentos com animais e conseguiu, novamente, luz verde da FDA para seguir em frente com o ensaios clínicos em seres humanos.

gil

Bruno teria planejado morte de Eliza para época da Copa

Sex, 30 Jul, 06h52

O delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP) de Minas Gerais, disse nesta sexta-feira que o goleiro Bruno Fernandes de Souza planejou usar o período da Copa do Mundo, entre junho e julho, para sequestrar e matar Eliza Samudio, 25 anos, sua ex-amante. Para Moreira, o período foi escolhido pela ausência de jogos do Flamengo, clube do atleta. "Já estava tudo previamente planejado desde maio", disse o delegado.
PUBLICIDADE

Como o jogador não foi apontado como o executor de sua ex-amante, o delegado o classificou como "autor intelectual" e disse que Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, já estava contratado desde fevereiro para executar o crime. Ainda segundo o chefe da investigação, já foi solicitada a conversão das prisões temporárias dos suspeitos em preventivas, que valem até o fim de um possível julgamento. A polícia pediu ainda, a prisão preventiva de Fernanda Gomes de Castro, 31 anos, amante do goleiro, por suspeita de envolvimento no sumiço de Eliza. Ela é a única dos nove indiciados que está em liberdade.

O Ministério Público de Minas Gerais informou que recebeu o inquérito no início da tarde de ontem. O documento tem 1,6 mil páginas e foi entregue ao promotor Gustavo Fantini. Ele tem até o dia 6 de agosto para decidir se oferece denúncia contra os indiciados. A promotoria também pode denunciar ou pedir novas diligências.

Provas técnicas

As provas técnicas incluídas pela Polícia Civil de Minas Gerais no inquérito que indiciou o goleiro e outros oito adultos pelo desaparecimento e morte de Eliza destacaram os registros feitos pelas antenas de telefonia celular. Segundo o relatório, o sistema de telefonia registrou trajetos que coincidem com o deslocamento de Eliza do Rio de Janeiro a Minas Gerais e com a ida dela do sítio de Bruno até a casa de Bola, onde a polícia afirma que ela foi executada, no dia 10 de junho.

A polícia afirma que os dados obtidos com a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos coincidem com os depoimentos prestados e demonstram a ligação entre eles. Os dados do sistema de localização GPS da Range Rover, de propriedade de Bruno e conduzida por Luiz Henrique Romão, o Macarrão, também reforçam as versões apresentadas em depoimentos. O sangue encontrado no carro é de Eliza Samudio, assim como um par de sandálias e óculos escuros que foram reconhecidos pelas amigas do Rio. As provas técnicas incluem a fralda tamanho P/M encontrada em uma das suítes do motel em Contagem que teriam sido ocupadas por Eliza, o filho, Bruno, Fernanda, Macarrão e o adolescente.

Fotos queimadas do bebê foram achadas em um ponto próximo à cerca do sítio de Bruno. Também foram incluídos diversos laudos de perícias nos computadores de Eliza e Macarrão, que demonstraram a existência de fotografias da criança e de Bruno, de um contrato, no notebook de Macarrão, a ser firmado entre Eliza e Bruno, com data de 8 de junho de 2010 (quando ela estava no sítio) e uma procuração em branco.

As gravações de entrevistas feitas pelos suspeitos, pelo irmão de Dayanne e pelo tio do menor à imprensa foram anexadas ao inquérito, bem como o vídeo gravado por Eliza na saída de uma delegacia no Rio de Janeiro, onde ela denunciou ter sido forçada a beber substâncias abortivas. O delegado Edson Moreira, disse que Eliza não abandonaria seu filho, cujo pai seria o atleta, porque a criança significaria uma vida estável para ela, caso a paternidade fosse confirmada. Para ele, esta é uma prova de que a mulher está morta. "O filho era uma garantia de pensão alimentícia razoável e duradoura", disse Moreira, ao apresentar o inquérito da investigação do desaparecimento da jovem.

Moreira disse também que o sangue com DNA masculino encontrado no jipe Range Rover do goleiro Bruno é do adolescente J., primo do atleta. O carro é o local onde, segundo a polícia, Eliza foi golpeada a cabeça com uma coronhada. Houve luta corporal entre os dois. O menor admitiu a agressão. Conforme Moreira, como o adolescente se recusou a fornecer material para um exame de DNA, a polícia colheu saliva de um copo descartável no qual J. bebeu água.

Corpo

Moreira afirmou ainda que as buscas pelo corpo de Eliza vão continuar, mesmo com a conclusão do inquérito. "Não vamos desistir da busca", disse. O delegado disse que o adolescente "ainda é o único que esteve presente do início ao fim do caso". "A polícia calçou cientificamente o depoimento do menor. As provas científicas que temos, o GPS, o sangue dele e da Eliza em um carro de Bruno e a descrição do Bola, que tem uma falha na arcada dentária superior. Por último, a descrição da morte de Eliza, por asfixia", disse Moreira.

O pai de Eliza Samudio, Luiz Carlos Samudio, foi até o Departamento de Investigações nesta tarde. Ele chorou durante a entrevista do delegado. Segundo ele, "ainda tenho esperança de encontrar o corpo e prestar a última homenagem".

gil

Modernização no campo
"Um novo estudo de economistas da FGV apresenta um balanço das lavouras - sendo as mais importantes arroz, feijão, milho, soja, trigo e algodão. Entre as safras de 1995-96 e a de 2005-2006, a área plantada com os produtos analisados aumentou 24,2%, enquanto a produção cresceu 95,9%. Os produtores têm colhido volumes crescentes, expandindo em proporção muito menor a ocupação de terras. Na safra deste ano (2009-2010), a produção por hectare chegou a 3.100 quilos. Houve um aumento de 19,1% na produção total e uma variação de apenas 7,7% na área plantada. Detalhes como esse são geralmente ignorados ou menosprezados quando se associa a crescente produção agrícola à ocupação crescente de terras e à devastação de florestas e outros biomas. Ignorância e má-fé não são componentes novos do discurso ecologicamente correto", editorial

gil

Mortalidade infantil: diferença regional é barreira
O Ministério da Saúde diz que a queda na taxa da mortalidade neonatal está caindo ano a ano e que o grande "salto de qualidade" acontecerá quando o país enfrentar as desigualdades regionais. O maior desafio hoje está no Nordeste e na Amazônia Legal, onde os índices de mortes infantis são maiores do que a média nacional. Um pacto firmado entre o governo federal e os governadores e prefeitos dessas regiões visa reduzir em 5% a mortalidade infantil. O investimento previsto é de R$ 110 milhões em ações concentradas em 256 municípios

Censo escolar indígena: MPF e Secretaria de Educação firmarão TAC O Ministério Público Federal (MPF) convocou os representantes das instituições ligadas à educação indígena em Roraima para tratar da realização do Censo Escolar 2010 nas escolas indígenas. Ao final da reunião, o MPF decidiu pela elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O tesoureiro da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Vitório Xiriana, afirma que o Censo Escolar é apenas uma das ações que não chegam à comunidade. "Nós não temos apoio nenhum da Secretaria Estadual de Educação. As escolas foram abertas nas comunidades e abandonadas. Este ano, por exemplo, não recebemos um lápis da secretaria", lamenta Dário gil

CMN dá mais R$ 9 bi para infraestrutura As empresas do Grupo Eletrobrás e outras estatais de energia ganharam reforço extra da equipe econômica para garantir os investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem a ampliação, de R$ 11 bilhões para R$ 20 bilhões. do limite fixado pelo governo para as estatais concederem como garantia bancária nos financiamentos de grandes projetos de energia. O limite adicional de R$ 9 bilhões vai garantir as obras das usinas hidrelétricas de Belo Monte, Santo Antônio, Jirau e de linhas de transmissão de energia do Rio Madeira. O teto teve de ser ampliado com o aumento da participação das estatais nos projetos gil

gil Genes transformam bactérias em fábricas de biopetróleo Cientistas de uma empresa dos EUA identificaram em bactérias genes responsáveis pela produção de moléculas com potencial combustível, uma espécie de biopetróleo. A descoberta, realizada em bactérias fotossintetizantes -que utilizam gás carbônico e luz solar para a síntese do biopetróleo-, abre caminho para a produção de gasolina e óleo diesel renováveis. A vantagem dessa abordagem é a possibilidade de aproveitar a infraestrutura global já montada (refinarias, postos, motores) para a produção de um combustível renovável que, de quebra, ocupa menos espaço para ser gerado que plantações de cana-de-açúcar para etanol

gil Governo pretende ampliar proteção O governo federal planeja ampliar a proteção aos animais ameaçados de extinção para 26% das espécies até o final do ano. Hoje o porcentual é de 3%. Dono da maior biodiversidade do mundo, o Brasil tem 629 espécies ameaçadas de extinção. De acordo com o diretor de Biodiversidade do ICMBio, Marcelo Marcelino, a meta é ter um plano de ação para todas as espécies ameaçadas até 2014 -

O perde-ganha na área do clima "Mesmo com a Serra Gaúcha ainda traumatizada pelo desastre climático de poucos dias atrás e o Nordeste brasileiro sem meios para enfrentar o drama de Alagoas e Pernambuco, é surpreendente a quase nenhuma importância que a comunicação brasileira deu às terríveis dimensões da mais recente tragédia das enchentes na China: 117 milhões de pessoas atingidas em 27 províncias. A mesma perplexidade advém da dificuldade de, no plano mundial, se chegar a um acordo para reduzir as emissões de gases poluentes que contribuem para mudanças climáticas. Tão complicada está a negociação no plano global que a Convenção do Clima já está propondo um plano de emergência que permita, pelo menos a 143 países signatários, prorrogar a vigência do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012", artigo de Washington Novaes gil

gil

O inimigo da praia
As mudanças climáticas ameaçam as praias cariocas, de acordo com um estudo apresentado esta semana na reunião da SBPC. O aumento da temperatura, a mudança nos padrões de vento e a crescente erosão estão entre os fatores que podem transformar a orla do Rio nas próximas décadas. Desastres já ocorridos no litoral, como grandes ressacas, também poderão ocorrer com mais frequência. Segundo projeções realizadas pelo geógrafo e geólogo Dieter Muehe, da UFRJ, o nível do mar poderia aumentar até 50 centímetros. Esta elevação, de acordo com o pesquisador, resultaria em um amplo recuo da linha costeira

Mestre, como faço para não me aborrecer, com as pessoas? Algumas falam demais, falam de nossa vida, gostam de fazer intriga, fofoca, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Fico magoado com as que são mentirosas. "Sofro com as que caluniam". - "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre. - "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo. - "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores." Evangelize!!!!!! Mestre, como faço para não me aborrecer, com as pessoas? Algumas falam demais, falam de nossa vida, gostam de fazer intriga, fofoca, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Fico magoado com as que são mentirosas. "Sofro com as que caluniam". - "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre. - "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo. - "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores." Evangelize!!!!!!

gil

Calor extra do planeta é absorvido pelos oceanos


Segundo a mais nova e abrangente análise do clima do planeta, todos os indicadores de mudanças climáticas apontam para o fato de que o aquecimento global é verdadeiro e não foi interrompido, como sugerem os céticos. Cerca de 93% do calor extra é absorvido pelos oceanos; portanto, não provoca surpresa ver esse aquecimento adicional prejudicando a vida de plantas microscópicas que constituem a base da cadeia alimentar marinha. O relatório do clima divulgado em 2009 pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (Noaa) dos EUA reuniu cerca de 50 documentos globais independentes, que abordam dez aspectos da mudança climática. Quando compilados em um estudo, aparece claramente um planeta que experimenta um aquecimento consistente e sem sinais de que dará lugar a um "esfriamento", como alardeado pelos céticos do clima -

gil

Caixa dá mais à Petrobras do que para saneamento


A Caixa Econômica Federal emprestou para a Petrobras R$ 5,6 bilhões em menos de dois anos: R$ 2 bilhões concedido no mês passado e R$ 3,6 bilhões no segundo semestre de 2008. O crédito dado à Petrobras representa praticamente três vezes todo o dinheiro da Caixa aplicado em saneamento, que não passa de R$ 1,982 bilhão. Os R$ 5,6 bilhões quase se igualam aos valores desembolsados no programa "Minha Casa, Minha Vida", a vitrine do governo Lula para habitação popular, que atingiu R$ 6,6 bilhões para financiar 96 mil empreendimentos. A Petrobras tornou-se o principal devedor da Caixa

gil

A tragédia invisível dos mares


As plantas microscópicas que alimentam toda a vida marinha estão morrendo em ritmo drástico, segundo estudo conduzido pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, publicado na revista "Nature". A população de fitoplânctons caiu cerca de 40% durante o século passado. Para os pesquisadores, a mudança está relacionada com o aquecimento global e as crescentes temperaturas da superfície do mar. Os fitoplânctons são capazes de realizar fotossíntese. Encontrados nas camadas superiores dos oceanos, eles retiram CO2 e produzem metade do oxigênio da Terra. Um declínio de 40% da população destes seres representaria uma mudança maciça na biosfera global. Se o índice for confirmado por outros estudos, poderá representar, um impacto maior do que a destruição de florestas tropicais e recifes de coral -